Desenvolvimento do Cliente - Compreender as necessidades do mercado

Nesta sessão , as Mentoras Claudia Viana e Vanda Oliveira focaram nos aspectos mais importante que visa a compreensão do problema; verificar a oportunidade / problema identificado, validar que a solução proposta irá de facto satisfazer as necessidades e a procura dos Clientes.

 

O "Customer Development Framework"  foi desenvolvido por Steve Blank como parte da metodologia Lean Startup :

  • Descoberta do Cliente aproveita a visão dos fundadores e cria uma série de modelos hipotéticos de negócio. Em seguida, cria uma estratégia para testar e validar essas hipóteses com clientes reais/potenciais;
  • Validação do Cliente examina a escalabilidade e a repetibilidade das hipóteses viáveis;
  • Criação do Cliente cria o segmento alvo através da criação de procura e sensibilização para a solução através da activação dos canais de venda;
  • Construção da Empresa (company building), transforma da mentalidade de "startup" para uma empresa centrada na execução.

Sobre a importancia de seguir uma metodologia de  "Desenvolvimento do Cliente" ficou claro que este processo deverá resultar em mais Produtos que resolvam Problemas reais para Clientes reais de formas aceitáveis por um preço razoável. Deve igualmente evitar o investimento e a criação de produtos que preencham uma necessidade inexistente, que se dirijam a um mercado minúsculo ou que sejam incompatíveis com os fluxos de trabalho e ambientes da vida real.

Recomendações de Leitura:

The Four Steps to the Epiphany (Steve Blanks) 

Business Model Generation - The Strategyzer series (Alexander Osterwalder & Yves Pigneur)

 

O audio abaixo é o resumo em portugues do livro do Manual do empreendedor do Steve Blank, sobre a definição do que é uma STARTUP e sobre o ambiente onde estas organizações nascem.