Estrategia de "Go-to-Market"

Estratégia de "Go-to-Market" (GTM) : trata-se de definir quem é o nosso Cliente alvo, onde estão esses potenciais utilizadores, como chegar ate eles e que comprem o nosso produto. Aqueles utilizadores que melhor alineam com a nossa estratégia de posicionamento, que compram e repetem a compra. 

No Programa de Aceleração os Founders estudam, aprendem criar um plano de ação tático de todas as etapas necessárias para ter sucesso no posicionamento de um novo produto no mercado: como o produto resolve as dores dos Clientes.

O conceito Go-To-Market ajuda startups a entregarem produtos com grande diferencial no mercado. Os Mentores Filipa Oliveira e Tiago Cardoso reforçaram com elementos praticos a principal função do GTM: planificar a promoção e divulgação do posicionamento do produto / serviço,  alcançando o público alvo e com vantagem competitiva.

Factores criticos de sucesso:

  • Conhecer o Mercado
  • Incesante procura do Product-Market-Fit

Principais falhas na estratégia GTM:

  • Falta de adequação da solução ao mercado e público-alvo;
  • Ausência de feedback do público-alvo (ou recusa em ouvir o que os consumidores têm a dizer sobre o produto);
  • Falta de paciência para aprimorar e ajustar o produto;
  • Ausência de métricas para medir o sucesso do produto.

 

Recomendamos a leitura do artigo Why Products Fail by Richard Holmens

Com uma estratégia adequada de GTM, conseguimos ter uma visão mais realista do mercado e planificar com antecedência como a nossa Startup irá gerar valor para os clientes.

No vídeo Kieran Flanagan, Vice-Presidente Sénior de Marketing da HubSpot, percorre pilares essenciais de crescimento e atracção de novos clientes, desde como se destacar na descoberta de clientes, até à retenção e rotatividade, e quais as métricas e objectivos a estabelecer para fazer crescer a sua empresa.

 

Fi Luanda