Desenvolvimento de Produtos

O desenvolvimento do produto deve concentrar-se em alcançar a adequação produto-mercado ou "Product market fit", qualquer que seja a fase em que a Startup se encontre. Product market fit é o grau em que um produto satisfaz a uma demanda de mercado. É a chave para o sucesso de qualquer tipo de negócio, pois os consumidores não estão interessados com o que a Startp vende, mas como o que a Startup oferece, o valor que adiciona, o problema que resolve.

Na sessão de trabalho os Mentores Maria Pedro Miala, Armando Mualumene e Darwin Costa, apresentaram aos Founders os conceitos fundamentais a volta do desenvolvimento de produtos : oferecer o produto certo para o mercado correto. Ademais de garantir as vendas uma estrategia adequada de "product-market-fit" é essencial para a expansão do negócio.

  • Prova de conceito (POC): representa a confirmação de que o empreendedor pode ou não criar a solução;
  • Prototipo: demonstra como a solução será criada;
  • MVP ou produto mínimo viável: demonstra que esta solução deve ser criada;
  • Product-Market-Fit : confirma se a hipótese é ou não correcta.

 

Fonte: The IT Factory

 

O objectivo do MVP é evitar custos de desenvolvimento desnecessários. A ideia é que o produto chegue nas mãos dos Clientes o mais rapidamente possível e, através do feedback dos Clientes , são definidas e desenvolvidas as funcionalidades mínimas do projecto.

A proposta de valor é uma condição critica para uma Startup. É necessário que seja bem definida com o objeticvo de captar os  primeiros utilizadores (early adopters), para poder validar o producto e modelo de negócio, realizar as primeiras vendas. além de possibilitar a captação de recursos para continuidade da sua startup. A proposta de valor está intimamente ligada com o MVP.

 

Fonte: O MVP não é um produto é um processo

 

O grafico acima descreve a proposta dos quatro passos do Steve Blank, que tem como objetivo eliminar a arrogância do empreendedor e se concentrar no usuário, na dor do Cliente; "problem-solution fit"; no segundo momento, o momento do MVP, busca a validação da sua solução com os clientes "product-market fit"; o terceiro momento é o de ganho de tração, de crescimento da operação e de desenvolvimento de um motor de vendas e distribuição; o quarto momento é o de organização do processo de escala do negócio e estruturação do negócio.

 

O CEO e sócio da YCombinator Michael Seibel partilha a sua abordagem sobre a criação do MVP e captação dos primeiros utilizadores da Startup.

 

 

Os mentores partilharam algumas ferramentas para prototipagem e MVPs: 

Trello: Gestão de Projectos

Invisionapp: Desenho, prototipagem

Unbounce: Landing pages

Mailchimp: Medir resultados e criar landing pages

Canva: Modelos de design para web ou impressão

Wix: No-code

MixPanel: Product analytics 

 

Leituras: 

Testing Business Ideas: A Field Guide for Rapid Experimentation

 

FI Luanda