O Investimento Anjo – simples de explicar, não tão simples para praticar

Novos investidores Anjos, Empreendedores e todo Ecossistema de Startups com certeza já ouviram falar ou teriam uma noção geral de como os investimentos em early stage acontecem. Porém, na prática descrever o processo exato, é um grande desafio. É como praticar algum esporte e tantas outras coisas na vida, o processo do anjo é simples na teoria, mas um pouco mais complicado na prática.

Considerando os diferentes momentos da Startup a ser investida, maturidade do Anjo, dos Empreendedores e Mercados, nem todo processo de negociação de anjos é idêntico, mas eles têm muitos elementos comuns. Após 13 anos de experiência como Mentor e Investidor Anjo, avaliando negócios não somente no Brasil, mas em mercados internacionais e recentemente Munich - Alemanha, Luanda - Angola e Lisboa - Portugal, gostaria de compartilhar meus três princípios básicos sobre como investir em Startup:

 

a) Anjos que dedicam mais tempo no processo de due diligence (todos os aspectos de uma empresa: da equipe ao mercado, à concorrência, à propriedade intelectual) têm melhores retornos; 

b) Anjos que possuem expertise ou acesso a expertise em suas áreas de investimento têm melhores retornos;

c) Anjos que interagem com as empresas de seu portfólio pelo menos algumas vezes por mês com mentoria, coaching, fornecimento de leads e monitoramento de desempenho têm melhores retornos.

 

Com relação ao processo de due diligence (DD), bastante claro a importância de uma boa avaliação sobre as premissas que apoiam a proposta de valor, modelo de negócio, atratividade e o mais importante, fundamenta o melhor entendimento do Valuation. Afinal quanto vale o Equity, quanto de participação da Empresa o investidor Anjo terá o direito, pelo aporte financeiro e intelectual.

Considero que o Standard DD, inclui os seguintes pontos fundamentais:

 

Standard Due Diligence:

A) Standard Business Due Diligence

  • Equipe, Tamanho do Mercado, Tração de Clientes, Concorrência, Produto e Tecnologia, Modelo Financeiro - Avaliação, Demonstrativo Financeiro.

B) Legal Due Diligence 

 

Modelo Financeiro

Analisando somente o item Modelo Financeiro – Avaliação, fica fácil de entender que o Investimento Anjo não é uma ciência exata, exige muito esforço para tomada de decisão e que cada caso é um caso.

Especialmente em negócios B2C, a rentabilidade será muito sensível a algumas premissas: taxas de conversão no pipeline de vendas, quanto de receita um único vendedor pode gerar, quantos clientes não renovam seus contratos, duração do ciclo de vendas, tamanho do contrato.

E se o tamanho da transação for de US$ 50 em vez de US$ 100? E se levar em média seis meses para fechar um grande Cliente em vez de três?

É importante ter em mente que os modelos financeiros de três ou quatro anos quase nunca dão certo de acordo com o plano. O cenário mais comum é que as vendas e/ou a lucratividade evoluam mais lentamente do que na previsão.

 

by Elcio Morelly 

MBA in Finance - FIA, Specialist in Risk Management - FIA, Specialist in Corporate Finance - FIA, Specialist in Marketing - ESPM . Thirty-nine years of professional life in Sales, Marketing, Corporate Finance. 23 years of corporate life, Sales and Marketing executive in companies such as Hewlett Packard. 16 years Entrepreneur, Angel Investor, Startup Mentor/Coach. Guest Professor in Entrepreneurship, MBA Business course, ProFuturo FIA (100 Top MBAs – 1st in Brazil, 2nd in Latin America, and amongst the 100 world best). Currently plans to develop business between Germany and Brazil – Entrepreneurship Market