Gestão da Propriedade Intelectual

Á medida que o mundo se torna cada vez mais conectado , o mesmo acontece com a competitividade entre as empresas e a sua necessidade de acompanhar a inovação.

Uma nova realidade de mercados globais, consumismo volátil, redes, terceirização da força de trabalho e ciclos de vida dos produtos mais curtos colocou uma maior demanda em conseguir mais com menos.

Estas novas tendéncias lançam uma nova luz sobre a importáncia da cadeia de criação de valor e o seu impacto em todos os participantes no mercado. Entretanto, a medida do valor acrescentado está, geralmente, associada á capacidade de quantificar e comercializar a criatividade, o intelecto e outros intangíveis. No entanto, como essas tarefas são rapidamente substituídas por processos de automação em constante evolução e máquinas inteligentes, uma maior consideração deve ser dada á gestão desses ativos subjacentes.

A gestão da Propriedade Intelectual e um dos intangíveis mais importante para as Startups, onde o sucesso é medido por sua capacidade de inovar e/ou capitalizar a inovação. Os intangíveis que agregam valor e diferenciam um produto de outro podem ser protegidos pela Propriedade Intelectual. Esta proteção pode ainda ser transformada em direitos de propriedade, assim, de acordo com uma exclusividade de exploração para o seu proprietário e permitindo-lhe/ ela para impedir que qualquer outra pessoa de usar e alavancar a sua inovação.

 

Utilização de Ativos IP

  • Comercialização Directo: Essencial para a competitividade do produto ou serviço
  • Comercialização Indirecta: Venda, licença, franquia ou merchandising ; Empreendimentos conjuntos e aliança estratégica (Joint Ventures)
  • Outros Usos: Patentes, Publicações
  • Finanças

 

Comercialização Directa de PI:

A comercialização directa dos ativos da Propriedade Intelectual permite que o proprietário mantenha o controle e a competitividade. Trata-se da estratégia mais adequada para adotar nos seguintes casos:

  • Produção e Distribuição
  • Comercialização
  • Participação em exibições, Catálogos online, etc
  • Para fazer valer os direitos de PI contra infrações

As opções acima, de exploração e comercialização directa de PI, proporcionam controle direto de qualidade e exploração; no entanto, expõe ao proprietário a custos e riscos mais elevados.

 

Comercialização Directa de PI:

A comercialização indireta dos ativos de PI permite ao proprietário mediar a exploração a terceiros com base num acordo contratual. Esta estratégia oferece algumas vantagens, tais como:

  • Baixo investimento / Baixos Riscos
  • Potencial de alto retorno

 

A desvantagem é que, deve ser dada especial atenção à contratação quando a exploração é delegada a terceiros através da cessão de direitos de PI ou licenciamento.

 

  • O Licenciamento pode ser muito eficaz para:
  • Tecnologia estartégica (core) ou patentes
  • Tecnologias e/ou patentes de productos não essenciais ou "maduros" 
  • Negócios ou produtos com deficuldades (novos ou maduros)
  • Tecnologia que pode ser ser aplicada a outros mercados
  • Marcas, desenhos, direitos de autor (copyrights) , know-how e qualquer outra combinação

 

Principais passos a seguir para licenciaamento:

  • Proteger os seus direitos de IP 
  • Encontrar o licenciado certo
  • Avaliar os mercados estrangeiros
  • Adaptar o âmbito da licença às necessidades reais do licenciado
  • Preservar o controlo sobre a utilização comercial das obras
  • Negociar uma compensação justa
  • Elaborar um acordo de licença sólido
  • A gestão de licenças.

 

“Franchising” (Contrato de franquia)

Esta estratégia refere-se a uma licença especial, onde o franqueado é autorizado pelo franqueador a usar um modelo de negócio particular, licenciado num pacote de direitos de PI (Marca comercial, patentes, trabalho com direitos autorais...) e apoiado por training em troca de uma taxa.

“Todos os franqueados s o licenciados, mas nem todos os licenciados s o franqueados”.

 

“Merchandising”

Refere-se à exploração comercial de um nome, símbolo ou desenho distintivo de uma marca reconhecida dentro de um campo particular para fins de venda de bens ou serviços em outros campos. Esta estratégia apresenta algumas vantagens para ambas as partes:

Para o comerciante: expandir o seu negócio para outras linhas de produtos/ serviços sem assumir riscos financeiros

Para o beneficiar do reconhecimento da marca dos produtos/serviços do comerciante

Outras estratégias, como Joint Ventures e Strategic Alliances, permitem que as partes executem acordos e parcerias colaborativas que podem melhorar o desempenho geral dos Direitos de IP

 

Nota:

Independentemente da estratégia adotada, os ativos de PI e a gestão dos direitos de PI permitem que os indivíduos e as empresas aproveitem plenamente o valor da sua propriedade intelectual e outros intangíveis. Antes de planificar e executar uma estratégia de exploração, há que ter sempre em devida consideração as vantagens e desventagens , características do negócio, etc

 

Para mais informação sobre PI; registo, gestão e utilização de plataformas digitais como SIP Management

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