Founder Institute Luanda capacita Empreendedores em matéria de  Agilidade para Startups

O Founder Institute Luanda (FI Luanda) promoveu nesta terça-feira, 7 de Junho, em Luanda, em colaboração a Disrupsion Lab, um workshop sobre agilidade para Startups, com mais de 20 participantes, dos quais constam mentores e empreendedores.
 
 
 
Mentor Vivaldo Zacarias, Agile e Scrum expert
 
Durante a sua apresentação, Vivaldo Zacarías, Mentor da Founder Institute e Formador de Agilistas em Portugal, explicou de forma detelhada os caminhos que as empresas devem seguir, mantendo o foco na "Agilidade", olhando para os valores, princípios e metodologia, a fim de alcançar bons resultados.
 
Ao abordar a estrutura organizacional da agilidade para Startups, tendo em conta a pandemia da Covid-19, Vivaldo Zacarias argumentou que muitas empresas tiveram que mudar rapidamente a forma de ver o mundo para se manterem no mercado. Por esta razão, também considera que todas as empresas são startups, a julgar pela velocidade da inovação.
 
 
 
De acordo ainda com o Mentor, existe um Manifesto Ágil que permite mais interacção entre indivíduos do que processo e ferramentas, mais software em funcionamento do que documentação abrangente, colaboração com o cliente acima da negociação de contrato e adaptabilidade é mais importante do que seguir um plano. Falou também dos Objetivos e Resultados Chaves (OKR), que reduz interferência na empresa, é necessário a partilha de informação sobre o plano estratégico da instituição.
 
Já no final do certame, a Directora da FI Luanda, Haymee Cogle, agradeceu a presença dos participantes que vieram com um espírito interactivo e sublinhou que há toda necessidade de sensibilizar os empreendedores a conhecerem e usarem as ferramentas "Agile" durante o processo de validação das ideias de negõcio, desenho do produto e implementação do projecto piloto ou MVPs. 
 
 
 
A agilidade operacional é um conceito que visa optimizar os processos e as práticas dentro de uma instituição ou empresa, com o intuito de chegar aos melhores resultados. Essa abordagem, além de produtividade, também possibilita a melhor organização das demandas e o dinamismo do trabalho.
 
 
Colaboração do Jornalista Pedro José Mbinza
POC Notícias